A importância do Projeto Mecânico na Automação Industrial

Quando se trata de um projeto de automação industrial, a maioria das empresas direciona sua atenção total ao software e aos componentes eletrônicos que viabilizam essa automação. No entanto, delegam ao segundo plano uma avaliação minuciosa do projeto de máquinas e dispositivos especiais que compõem todo o processo.

A consequência é a perda de eficiência, paradas nas linhas de produção e o aumento de custos, que resultam em prejuízos para as empresas.

É fato que automação industrial, aliada aos conceitos da indústria 4.o, tem evoluído cada vez mais rápido. Principalmente, nos avanços tecnológicos relacionados aos sistemas inteligentes de monitoramento e controle, como por exemplo, sensores e sistemas de visão.

Por outro lado, não se pode negligenciar a importância do minucioso estudo do projeto mecânico das máquinas e dispositivos especiais. Por que, caso não sejam projetados de maneira correta, podem colocar em risco o sucesso de todo o projeto de automação industrial da empresa.

 Qual são os riscos de uma máquina mal projetada?

No processo de automação industrial, o projeto mecânico da máquina representa um papel fundamental para o sucesso do projeto como um todo. Isso por que, um simples erro no seu projeto mecânico, pode impactar na produtividade, na eficiência e na sua vida útil.

Em relação ao desenvolvimento de uma máquina, o projeto mecânico e a usinagem de componentes, incluindo tratamentos térmicos e superficiais, são os fatores que mais levam tempo na composição do cronograma de execução.

Devido às diferenças entre máquinas especiais e linhas de produção, uma atribuição de tempo exata não é possível de se estabelecer. No entanto, pode-se estimar que esse quesito representa uma média de 80% de todo o tempo do cronograma.

Dessa forma, é preciso prestar muita atenção nesse quesito, para evitar eventuais erros e atrasos na conclusão do projeto.

Quando ocorre um erro no processo de automação relacionado ao software ou componentes eletrônicos, embora exista um custo envolvido, o tempo de retrabalho é pequeno. Por outro lado, os erros do projeto mecânico detectados após o início do desenvolvimento da máquina, podem causar um enorme retrabalho.

Esse retrabalho envolve um alto grau de dificuldade e toma muito tempo. E isso pode comprometer o cumprimento dos prazos de entrega.

Quando uma empresa não executa bem a fase do projeto mecânico e encontra falhas durante a execução, muitas vezes não tem tempo hábil para corrigi-las. E, para se manterem os prazos, acabam colocando a máquina em operação, mesmo sem as devidas correções.

Isso resulta em máquinas que acabam indo para a linha de produção, sem o mínimo de qualidade aceitável, causando transtornos, devido a paradas e falhas, que geram muitos prejuízos para a empresa.

BENEFÍCIOS DE UM PROJETO MECÂNICO BEM FEITO

Um projeto bem feito, bem pensado, aprovado de forma criteriosa pode gerar vários benefícios, tais como:

  • Reduzir os custos de manutenção
  • Reduzir o custo de produção da máquina
  • Aumentar o desempenho das linhas de produção
  • Gerar mais estabilidade e tranquilidade ao gestor de projetos

O projeto mecânico, por ser um processo de valor agregado, deve sempre ser feita contando com o que há de melhor no mercado, não só em termos de equipamento, mas principalmente em estrutura técnica e inteligência.

A Dgrande uniu estes dois elementos a sua conhecida capacidade de entendimento das dores dos clientes, para oferecer ao mercado soluções em automação, através de seu segmento de máquinas especiais.

A engenharia Dgrande já se acostumou a auxiliar seus parceiros em soluções bastante desafiadoras, seja quanto a projeto quanto ao nível de complexo de suas linhas de produções demandada pelo cliente.

A empresa ainda conta com outras linhas de produtos, mais voltados à mecanização, como por exemplo a de Mesas Elevatórias Hidráulicas, Esteiras Transportadoras de Correia, Mesas Posicionadoras e Mesas Posicionadoras de Solda, entre outras.

Assim, com este portfólio de equipamentos customizados, a Dgrande é a melhor opção industrial que, em seus segmentos, pode resolver seus problemas de produção.

Para saber mais como a Dgrande pode auxiliar sua operação industrial, favor entrar em contato: [email protected].

O Cliente Fiel

Cliente Fiel Um dos maiores desafios que todo empresário encontra, na gestão de seus negócios, é tentar fidelizar o cliente. Hoje em dia, a figura

Leia mais »