Dicas para ergonomia em paletização frigorífica

Um dos desafios mais urgentes que as indústrias frigoríficas de abate estão encontrando é buscar soluções quanto à ergonomia nos postos de trabalho, pautadas pela norma NR-17.

O MPT – Ministério Público do Trabalho, depois de muito atuar apenas relacionando pontos não-conformes em postos de trabalho, segundo esta norma, recentemente mudou de atitude e passou a fiscalizar e penalizar as empresas de forma mais rígida.

blank

Um dos setores mais atingidos por esta penalização é o de paletização de produtos, no final da linha de produção, onde geralmente encontramos processos repetitivos com posturas danosas à saúde ocupacional.

E a pergunta recorrente é, de como fazer para minimizar este risco na sua empresa?

Dentro de nossa experiência com este tipo de processo, podemos sugerir algumas dicas que podem afastar o risco de uma multa por TAC (Termo de Ajuste de Conduta) não cumprida, ou pior, o fechamento da área transgressora.

As principais dicas são as seguintes:

  • Dica #1 – Utilize uma mesa elevatória hidráulica para evitar agachamentos repetitivos e risco de torções lombares;
  • Dica #2 – Com pilhas de produtos paletizados em alturas próximas de 1,80m, adeque a altura da esteira e use uma plataforma elevada, para evitar lesões de ombro;
  • Dica #3 – Mantenha seus produtos embalados dentro dos limites impostos de peso;
  • Dica #4 – Faça treinamentos e reuniões regulares com sua equipe, tratando de ergonomia e procedimentos de trabalho
  • Dica #5 – Busque auxilio com fabricantes de equipamentos, capacitados e com experiência em trazer soluções para otimizar este tipo de processo.

A Dgrande é uma indústria que, há mais de 25 anos, vem desempenhando papel fundamental na oferta de soluções para otimização da ergonomia no trabalho.

Se quiser saber mais sobre mesas elevatórias para sua paletização, fale com nossos especialistas no [email protected] ou visite nosso site www.dgrande.com.br.