Automação Industrial: A Industria 4.0 Chegou Para Fazer a Diferença

Quando falamos de Automação Industrial precisamos lembrar que sua origem teve início no século XVIII com Revolução Industrial na Inglaterra. Sua principal característica foi a substituição do trabalho artesanal pelo fabril, alcançando a produção em larga escala mecanizada dos dias de hoje. Porém, com o surgimento e a expansão da Indústria 4.0, os processos se tornaram mais automatizados e eficientes.

O que é a Automação Industrial?

A principal característica da Automação Industrial, no início, foi alcançar a produção em larga escala através da mecanização. Hoje, a Automação Industrial contemporânea está totalmente centrada nos sistemas computacionais e redes que gerenciam interligações entre equipamentos e sistemas distintos. O desenvolvimento do comando numérico surgiu da necessidade de se automatizar máquinas ferramentas para uma maior precisão e repetibilidade.

Os processos de Automação Industrial continuaram a evoluir até chegar nos dias atuais, onde temos diferentes níveis de controle de automação industrial.

Qual a diferença entre automação e mecanização?

A Automação Industrial permite que trabalhos sejam realizados por meio de máquinas controladas automaticamente. Já a mecanização se limita ao uso de máquinas para executar uma determinada tarefa, substituindo ou auxiliando o esforço físico.

A Indústria 4.0 chegou para fazer a diferença!

A Indústria 4.0, resultado da quarta Revolução Industrial, é um avanço dos sistemas industriais de produção. A inteligência artificial é um exemplo da evolução da computação. Ela pode ser um hardware ou software que responde de forma inteligente com o intuito de otimizar a produção.

Para automatizar os seus processos de forma correta, é necessário realizar um planejamento adequado. Primeiro, é importante analisar o contexto e as necessidades da sua indústria e os principais pontos que serão mais beneficiados com a automação.

Benefícios da Automação nos Processos Industriais

A Automação Industrial traz muitos benefícios, como, por exemplo, o aumento da produtividade, a melhor qualidade do produto final, por conta da repetibilidade dos processos, a redução de custos em diversos setores, a segurança dos empregados e muito mais!

Estamos falando da otimização de produções fabris em escala global!

Hoje, já podemos considerar a atuação de robôs e inteligências artificiais realidade, tecnologias que ajudam desde o ambiente domiciliar à produções em larga escala.

Muitas companhias, nacionais e multinacionais, vêm se destacando no mercado com atuações impressionantes por conta de sua fabricação automatizada. Com o auxílio de maquinários e robôs, que interagem com os colaboradores e com o auxílio de softwares, produzem produtos ou parte de produtos em grande escala, garantindo total integração entre setores e atividades.

Você pode dar um boost em seus processos quando os automatiza. A hora é agora!

Maiores informações, entre em contato com [email protected].