NR-12: SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.

  • Post Author:
  • Post Category:Blog

Conhecer as normas de segurança do trabalho ou buscar novos métodos para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores é um dever de todos — ou pelo menos deveria ser. Infelizmente, nem sempre as regras imagemsão seguidas à risca no mundo corporativo, o que é um problema muito grave. Mas aquelas empresas que aplicam melhorias e programas internos de conscientização, bem como o cumprimento correto de leis e normas, são as que possuem mais chances de alcançar a excelência e serem reconhecida

Instaurada em 08 de Junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho (MTB), a Norma Regulamentadora Nº 12, ou simplesmente NR-12, tem como propósito estabelecer técnicas e medidas de proteção para o uso de máquinas e equipamentos de todos os tipos e é justamente sobre ela que nós vamos abordar neste texto.

O QUE É? E PARA QUE SERVE A NR-12?

O Brasil registra cerca de 22 acidentes de trabalho por hora em diversos setores, sendo que a maioria ocorre por mal-uso de máquinas, equipamentos e também por falta de atenção. Para minimizar estes problemas, foi criada a NR-12.

Esta norma é um conjunto de requisitos e procedimentos obrigatórios dentro de qualquer empresa para garantir a integridade e a segurança dos seus colaboradores, durante qualquer operação onde ele esteja inserido.

MEDIDAS DE SEGURANÇA DA NR-12 PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Para garantir a adequação à norma NR-12, operações de transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmontagem de máquinas e equipamentos, devem considerar as seguintes medidas de proteção:

  • Proteção Coletiva: Implantação de barreiras físicas em zonas de perigo; Isolamento de correias ou polias; Instalação de um sistema de parada de emergência (corte de energia total da máquina).
  • Medidas Administrativas: Contratação de um técnico em segurança do trabalho para executar a NR 12 dentro da empresa; Treinamento periódico e documentado da equipe; Manutenção preventiva das máquinas e equipamentos.
  • Proteção Individual: Se resume basicamente no uso correto e adequado dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e o cumprimento das normas impostas pelo técnico em segurança do trabalho.


A IMPORTÂNCIA DE ADQUIRIR MÁQUINAS DENTRO DOS PADRÕES DA NR-12

As empresas que possuem máquinas e equipamentos que ainda não atendem as normas da NR 12, devem, obrigatoriamente, fazer essa adequação, sendo que o seu descumprimento, implica em multas altíssimas, notificações, interdições e até prisão de gestores, em casos extremos.

Atualmente as empresas já analisam se não é mais barato comprar novos equipamentos do que adequar máquinas antigas e defasadas tecnologicamente. Adquirir máquinas que já estão dentro dos padrões da NR-12, pode ser, muitas vezes, mais barato que adequar máquinas antigas.

Quanto a esta norma, a Dgrande atua de duas formas, uma é o fornecimento de equipamentos e plantas completas, já adequadas a esta norma, e a outra é a oferta de serviços de adequação de máquinas e equipamentos que não possam ser substituídas nas empresas.

Nossa equipe conta com engenheiros, projetistas e técnicos treinados e capacitados para assessorar nossos clientes na aquisição de produtos e serviços de alto valor agregado de equipamentos fabricados, observando normas técnicas como ABNT, ASTM, NR-10, NR-12, entre outras aplicáveis.

 

Conheça nossa linha de produtos ou clique aqui para entender mais sobre a NR-12.