A EVOLUÇÃO DA NOSSA MARCA

Como uma marca de produtos industriais se consolida em um mercado tão competitivo como o de manipulação, transporte e elevação de materiais?

A Dgrande respondeu a esta pergunta imprimindo sua história baseada em profissionalismo, arrojo, visão empresarial, com o propósito de sempre entregar soluções ao invés de produtos.

Desde seu início, a Dgrande desenvolveu sua linha de produtos, composta por mesas elevatórias e transportadores de roletes e de correias, conseguindo se posicionar e competir igualmente com outras marcas que já atuavam neste mercado.

Fabricante de Máquinas e Equipamentos

Sua base eram produtos de qualidade, um dos princípios inegociáveis da empresa, sempre fornecendo produtos com reconhecida confiabilidade, sendo que, em pouco tempo a mesa elevatória Dgrande já havia se tornado referência no segmento, atingindo a liderança, em um mercado com empresas de alto nível de exigência em qualidade e custo/benefício.

Mas foi em 2014, que a empresa estabeleceu uma visão mais ampla e consolidada de futuro, delineando um planejamento estratégico baseado, principalmente, em valores como busca da excelência, integridade, inovação e respeito ao colaborador.

Foi seguindo este plano estratégico que a empresa pulou de patamar, estabelecendo procedimentos internos que embasassem sua forma de atuar, tanto interna como externamente.

Todos os funcionários passaram por treinamentos em cursos diversos, desde noções de processos modernos de manufatura até os ligados ao desenvolvimento de habilidades comportamentais.

Os processos internos também passaram por uma análise profunda, gerando uma padronização e uma preparação da empresa para uma futura certificação ISO 9000.

Na área fabril, conceitos de lean manufacturing foram implementados, o que resultou em maior produtividade operacional e consolidação de um padrão de qualidade final do produto.

Outro fato, consequente desta análise estratégica, foi a decisão da gestão de ampliar a linha de atuação da Dgrande, oferecendo ao mercado nacional o desenvolvimento de máquinas especiais, desenvolvidas para processos mais específicos.

Fabricante de Máquinas e Equipamentos

Com esta decisão, a empresa conseguiu entregar soluções inteligentes através de projetos de produtos especialmente criados seguindo escopo dos clientes.

Com um desempenho altamente positivo neste mercado de máquinas especiais, a Dgrande solidificou sua presença como fabricante de equipamentos em um mercado exigente e muito qualitativo.

As soluções que marcaram o sucesso desta nova abordagem foram várias, como as exemplificadas abaixo:

  • Máquina de montagem de pneus – Uma grande montadora de veículos rodoviários solicitou um projeto de equipamento que possibilitasse a montagem de pneus OTR (pneus de grande porte) sem que o talão (borda interna do pneu) fosse pressionado de forma direta- as principais marcas de pneu alegam que pressionar lateralmente o produto pode danificá-lo, extinguindo a garantia por mau uso. Hoje estes pneus são montados em um equipamento Dgrande, em pé, sem que a banda lateral seja prejudicada.
  • Esteira Destacker – Em função da descontinuidade da linha Destacker de um fabricante alemão, uma renomada fabricante de prensas de grande porte solicitou a nossa engenharia o desenvolvimento e construção de um equipamento desta linha. Em 22 semanas a Dgrande projetou, fabricou e homologou com esta empresa um equipamento, sendo que na empresa Gestamp, unidade do Alabama, USA, algumas unidades estão instaladas e em pleno funcionamento.
     
  • Turn Table – Uma grande montadora de automóveis solicitou um equipamento de giro motorizado, sob laminas de ar, chamado turn table. Este equipamento foi projetado e fabricado utilizando bolsas de ar da fabricante americana Airfloat. Com o sucesso da implementação de seus produtos em equipamentos de clientes, a Airfloat tornou a Dgrande sua representante oficial no Brasil.
Máquina de Montagem de Pneus

Importante ressaltar que este são apenas alguns exemplos, uma vez que, no segmento de máquinas especiais, a criatividade e inventividade da equipe de engenharia da Dgrande foi posta a prova em diversos outros desafios.

Desenvolveu vários projetos operacionais, desde rebobinadeiras de fios de fibra, viradores de conjuntos pesados, até mesmo prensas tipo C para remanchar pinos de fechamento de esteiras de equipamentos rodoviários.

Atualmente, seguindo sua proposta de inovação e evolução, a Dgrande está lançando no mercado uma nova linha de produtos: a linha de mesa posicionadora. Esta linha já tem produtos em pleno funcionamento em alguns clientes de grande porte, se mostrando uma excelente alternativa quando se necessita fazer operações de solda ou montagem que necessitem posicionamento através de giro ou elevação.

Importante ressaltar que a linha de produtos Dgrande é bastante diversificada e, desde sua fundação, vem crescendo conforme a demanda do mercado.

Hoje as principais famílias de produto que a Dgrande oferta ao mercado são as seguintes:

A empresa também está se preparando para mais um desafio importante: tornar seus produtos, cada vez mais, alinhados com os princípios da Indústria 4.0.

A Indústria 4.0 é uma filosofia, criada na Alemanha, cuja implantação significará uma radical transformação na forma de pensarmos os métodos e processos de manufatura.

IHM Personalizado

Considerada como uma nova revolução industrial, a Indústria 4.0 traz conceitos renovadoras da forma como as indústrias pensam suas manufaturas. É a união da informação com a automação fabril, com a adoção maciça de sistemas computacionais autônomos, dotados de inteligência artificial e processos neurais de aprendizado através de dados.

A Dgrande está atenta aos significativos movimentos de mudança que já estão acontecendo em países mais avançados tecnologicamente, e também em algumas empresas brasileiras.

Importante ressaltar que a engenharia Dgrande já está qualificada para oferecer elementos de automação em seus equipamentos, principalmente no segmento de máquinas especiais, trazendo para seus clientes a possibilidade de coleta de dados de forma sistêmica, segura e muito mais acurada.

Apesar de sua divulgação conceitual ter sido realizada a pouco tempo, alguns elementos da Indústria 4.0 não são mais novidade para a maioria das indústrias brasileiras de manufatura. E exemplos desta disseminação de elementos não faltam.

Os robôs industriais são realidade, principalmente substituindo o homem em tarefas repetitivas ou que necessitem repetibilidade constante. Nas indústrias automobilísticas, células de solda robotizada são utilizadas em processos de solda e pintura.

Elementos de visão estão funcionais em diversos segmentos, desde o de bebidas, analisando rótulos e padrões, até em montadoras, identificando padrões e comunicando o sistema sobre os produtos que entram na linha.

Os AGV’s (Automatic Guided Vehicles ou Veículos Guiados Automaticamente) transitam nas indústrias, auxiliando no controle de entrega e distribuição de produtos, além de ser mais um elemento determinante para atingir as metas do takt time.

Até mesmo as impressoras 3D, consideradas como uma tecnologia altamente avançada, já estão integradas em processos de prototipagem industrial e sendo testadas até mesmo em processos mais brutos como os de construção civil.  

Na verdade, o maior desafio que a Indústria 4.0 impõe é o de coletar uma infinidade de informações que os equipamentos com alguma automação geram durante os processos e separar os dados mais importantes ou fundamentais, os quais, após análise através de softwares inteligentes, oferecer informações pertinentes e instantâneas que permitam aos gestores um processo decisório mais acurado e rápido.

Com a certeza de que a evolução tecnológica não para e a sobrevivência está ligada a um aprendizado e adaptação constante, a Dgrande se prepara dia a dia para esta nova era, se colocando, hoje, como players diferenciado no mercado, não por seus produtos como pelas parcerias estratégicas que consolidou para formar sua base de conhecimento de aplicação.

Assim foi consolidada a marca Dgrande. Uma história de sucesso e de constante aprimoramento. E por acreditar no seu futuro e, principalmente, no futuro do Brasil, é que a Dgrande continua a investir seu capital e conhecimento para tornar seus clientes mais produtivos, lucrativos e cada vez mais parceiros de seu crescimento.

DEPOIMENTOS DE CLIENTES