Conheça as principais soluções para movimentação de cargas

Conheça as principais soluções para movimentação de cargas

Se você precisa ou já precisou de algum equipamento para realizar a movimentação de cargas na sua indústria, deve ter esbarrado em algumas dificuldades, como a incerteza na hora de escolher qual equipamento se adequa mais ao seu processo.

Confira o restante do post para saber como lidar em situações como esta!

Na indústria, existem diversos tipos de problemas que podem ser solucionados graças a ergonomias e projetos, que vêm para fazer com que a segurança e economia, tanto sua quanto dos seus colaboradores, seja garantida!

Existem empresas que não fornecem apenas equipamentos. Elas fornecem, também, soluções para os processos de movimentação de cargas.

Mas como assim “soluções” para a movimentação de cargas?

Existem diversos equipamentos fornecidos pelo mercado quando se trata de movimentação de cargas. Podemos citar, por exemplo, as Mesas Elevatórias, que ajudam e elevar cargas ou peças de um nível a outro.

Existem também soluções mais simples para a movimentação de cargas, que podem ser facilmente encontradas e pré-fabricadas: como esteiras, transportadoras, niveladoras, entre outros.

Mas e se o desafio que estiver diante de você for maior do que as soluções encontradas?

É nessa hora que você precisa buscar fabricantes que oferecem soluções personalizadas para cada caso específico.

Os fabricantes não só fornecem equipamentos pré-fabricados, mas vão além e desenvolvem, após uma análise junto ao cliente, uma engenharia aplicada especificamente ao processo. Estamos falando de modelos de mesas elevatórias além dos convencionais – elétrica, hidráulica, para cargas específicas – sistemas de paletização e despaletização, elevadores de carga, posicionadores rotativos, airfloats, etc.

Essa análise e o desenvolvimento de uma solução pode superar as expectativas de um CEO ou Gerente de Produção que, muitas vezes, nem sabem da necessidade de um projeto personalizado para a produção que gerenciam.

Há até casos em que a empresa atua com equipamentos irregulares – fora das normas de segurança, principalmente a NR-12 – e precisa substituí-los por novos equipamentos, esses regulamentados.

Se você precisa ou já precisou de algum equipamento para realizar a movimentação de cargas na sua indústria, deve ter esbarrado em algumas dificuldades, como a incerteza na hora de escolher qual equipamento se adequa mais ao seu processo.E em quais casos é preciso uma solução personalizada e específica?

Imagine uma empresa que possui um processo de montagem de pneus. Ela foi advertida por estar realizando-o fora das normas regulamentadoras de segurança, mas não encontra a solução ideal para resolver esse desafio. Como ela deve prosseguir?

A empresa deve acionar um fabricante capacitado e de confiança que elabore em um equipamento especial para aquela tarefa!

Outro exemplo seria uma empresa aérea com dificuldades para mover algum tipo específico de carga para dentro de uma aeronave.

Um fabricante com uma boa capacidade analítica perceberia que a empresa precisa de uma mesa elevatória especial e personalizada para o processo de elevação, que não encontraria junto a fabricantes que fornecem equipamentos pré-fabricados.

É importante que a empresa também não deixe o problema piorar, a ponto de gerar uma crise, para entrar em contato com o fabricante que realizará a análise e o desenvolvimento do projeto.

Todos os equipamentos também precisam estar de acordo com as normas regulamentadoras estabelecidas pelo governo, principalmente a NR-10 e a NR-12, além das normas da ABNT.

Por isso, é fundamental que o fabricante escolhido seja de sua confiança e te forneça soluções de engenharia de qualidade, além de suporte durante todo o processo de automação da sua indústria!

Para saber mais sobre os benefícios e as exigências da NR-12, pode baixar o nosso eBook gratuito com tudo o que você precisa saber sobre essa norma tão importante para a indústria! É só clicar aqui!

E por que é importante ficar atento ao cumprimento das normas?

Simplesmente porque existem empresas que, com foco nas vendas, acabam fornecendo equipamentos fora das normas por um preço reduzido, causando problemas graves com o tempo, além de muito mais gastos extras – com a regularização ou providência de novos equipamentos.

Você prefere economizar ou investir em benefícios a longo prazo?

Compartilhe essa postagem