fbpx

Como melhorar a produtividade e a eficiência da sua indústria?

Como melhorar a produtividade e a eficiência da sua indústria?

Do técnico ao CEO de uma indústria, todos sabem da importância que uma boa produtividade tem na hora dos resultados, assim como a produtividade abaixo do esperado pode gerar insatisfação e perda na competitividade do mercado. A automação industrial vem para ser sua aliada!

Como a automação industrial pode ajudar na produtividade da sua indústria?

A produtividade na indústria nada mais é do que uma combinação entre fatores, como funcionários, equipamentos e processos eficientes. Ser mais produtivo vai muito além de apenas produzir mais. Aliás, trabalhar demais acaba fazendo com que o desempenho dos funcionários caia. O pico de produtividade dele pode até ser grande no início, mas fatores, como o cansaço mental e físico, podem logo aparecer.

Outro ponto que afeta a produtividade e a eficiência dos processos são metas inatingíveis ou absurdas. Quando você aplica esse tipo de metas para os seus funcionários, é óbvio que eles não vão atingi-las. Isso está totalmente ligado ao que foi dito no parágrafo anterior, sobre fazer o funcionário trabalhar mais.

Porém não confunda metas desafiadoras com impossíveis!

Metas desafiadoras servem para que você possa ficar atento em quem é o melhor no setor. Incentivos podem ser oferecidos para quem produzir mais, mas use critérios justos!

Além disso, investir na automação industrial e em soluções de qualidade para os seus processos é essencial. Com equipamentos de alta performance, as paradas de planta para manutenções não programadas e os gastos desnecessários serão bem menores.

Do técnico ao CEO de uma indústria, todos sabem da importância que uma boa produtividade tem na hora dos resultados, assim como a produtividade abaixo do esperado pode gerar insatisfação e perda na competitividade do mercado. A automação industrial vem para ser sua aliada!

E se você quiser que tudo funcione em perfeita sintonia, procure um fabricante de sua confiança, que te forneça equipamentos de qualidade e um suporte durante todo o processo produtivo da sua indústria. O investimento em máquinas de qualidade e na manutenção delas, com certeza, é um dos fatores que vai poupar possíveis futuras dores de cabeça!

O excesso de burocracia também é um vilão para a produtividade e eficiência da sua indústria. Ela pode deixar o funcionário semelhante a uma máquina, repetindo processos e não deixando a sua criatividade e senso crítico do que chega até ele fluir.

Podemos exemplificar com a implantação de uma nova atividade:

Sempre é importante questionar o por quê de a atividade ser feita do jeito que é, se precisa continuar da mesma forma ou se pode haver algum tipo de aprimoramento para que o funcionário não fique estagnado.

É interessante oferecer algum tipo de motivação, como avaliar constantemente o desempenho dos colaboradores, para que possam ser recompensados com uma bonificação ou promoção (desde que ambas sejam feitos de forma justa), ou ainda que não possa oferecer algo grandioso, benefícios menores como direito à folgas e home offices possam dar um gás na rotina do time.

Já dissemos no começo desse post que um funcionário sobrecarregado não entregará os resultados esperados e você não quer isso, certo?

É importante lembrar que uma pessoa com ótimo desempenho estimula, mesmo que indiretamente, as outras também!

Esperamos ter ajudado você a dar um UP na produtividade da sua indústria vendo o seu time de colaboradores por uma nova perspectiva!

Compartilhe essa postagem


Fale aqui com um consultor!
Powered by