Saiba como minimizar os riscos na manipulação e movimentação de produtos no processo produtivo industrial

Saiba como minimizar os riscos na manipulação e movimentação de produtos no processo produtivo industrial

Se você trabalha com movimentação e elevação de produtos, deve saber que é uma atividade na qual é preciso lidar, inevitavelmente, com riscos.

Mas calma, é possível adotar medidas para reduzir esses riscos e evitar danos a estes equipamentos, que não são baratos. Quais práticas e precauções devem ser colocadas em prática quando se trata deste assunto?

Confira o restante do post e descubra!

Podemos pensar em três fatores principais que geram riscos na movimentação da de produtos: imperícia, imprudência e negligência.

Apesar de esses três fatores parecerem a mesma coisa, são conceitos bem diferentes e traz uma realidade comum nas indústrias que ainda contam com equipamentos manipulados ou monitorados, em alguma parte do processo, pelo homem. A imperícia está ligada à falta de habilidade e/ou capacidade de quem cuida da movimentação dos produtos na indústria.

É importante que o time da empresa tenha trabalhadores experientes ou que ela forneça maneiras de capacitá-los. Assim, ao lidarem com equipamentos, como mesas elevatórias, por exemplo, os trabalhadores responsáveis saberão todos os processos necessários para operá-la com segurança.

Já a imprudência pode ocorrer quando o trabalhador está acomodado em sua função, por exemplo. Após executar a mesma função por anos, ele pode negligenciar pontos importantes de segurança por achar que se garante no que faz.

No sentido oposto, temos outro exemplo imprudente, que é quando uma pessoa novata, que quer mostrar serviço e tentar ajudar, acaba realizando ações das quais não possui conhecimento necessário.

Por sua vez, a negligência é mais comum de ocorrer, pois pode surgir em diferentes formas como, por exemplo, quando o trabalhador se distrai em uma conversa com um colega e deixa de cuidar da sua função relacionada a um determinado equipamento ergonômico.

Gerenciando riscos

Gerenciar os riscos na hora de movimentar itens na integração entre linhas de produção, flexibiliza o sistema e é uma das melhores formas para impedir que incidentes aconteçam!

Esta prática envolve os aspectos materiais e humanos envolvidos no processo, para que seja possível planejar e colocar em prática as melhores ações de prevenção e segurança.

Quando você gerencia os riscos no processo de movimentação de peças e produtos é possível prever, por exemplo, a capacitação profissional dos trabalhadores e a substituição de equipamentos antigos, que podem também ser responsáveis por acidentes com as cargas.

Ao gerenciar os riscos presentes, a empresa evita prejuízos e garante a segurança tanto dos trabalhadores quanto dos equipamentos utilizados!

Durante o processo de movimentação de produtos, nada de pressa!

Quando todo o processo de movimentação é planejado, as chances dos equipamentos danificarem em uma queda causada por algum manuseio feito às pressas, por exemplo, são bem menores.

O planejamento prévio também serve para que equipamentos mais pesados não danifiquem os mais frágeis, uma vez que é possível pensar na organização correta dos produtos que serão manuseados.

Utilize ferramentas corretas

Existem ferramentas que podem ser aliados na hora de reduzir riscos de quebras e problemas com os equipamentos como, por exemplo, esteiras transportadoras e mesas elevatórias para realizar a interligação de processos de forma segura.

Se você trabalha com movimentação e elevação de produtos, deve saber que é uma atividade na qual é preciso lidar, inevitavelmente, com riscos, principalmente num processo em larga escala, como na carga e descarga de equipamentos.

A movimentação de produtos é uma atividade que exige dedicação completa de todos os responsáveis, uma vez que qualquer comando equivocado pode gerar prejuízos para a empresa!

Procure um fabricante de soluções inteligentes de engenharia de sua confiança, que ofereça qualidade competitiva aos seus processos industriais. Aliás, o investimento em equipamentos sob medida para seu negócio vai ajudar na melhoria da ergonomia; integração entre linhas de produção, flexibiliza o sistema, interliga e automatiza posicionamentos e reduz a manipulação humana de produtos, a solução ideal que resolve, definitivamente, a maioria dos riscos aqui levantados.

Esperamos que tenha entendido muito mais sobre esse aspecto importante nas linhas de produção.

Compartilhe essa postagem