5 habilidades que todo Gerente de Compras precisa ter

5 habilidades que todo Gerente de Compras precisa ter

O Gerente de Compras tem papel fundamental dentro da empresa, já que é ele quem fecha compras para benefício da empresa e é ele quem negocia para que os custos das compras sejam menores.

Mas você conhece as principais habilidades essenciais para que você seja um bom Gerente de Compras ou para que encontre um? Atenção nessas aqui:

Saber negociar

Reduzir os custos na relação compra X venda não é fácil, certo? Ter uma boa capacidade de negociação é fundamental para que as condições sejam satisfatórias para ambas as partes. Quem está vendendo não quer ter prejuízo e você quer economizar, então seja firme, ousado e torne a comunicação a mais transparente possível. Você vai ficar surpreso com os resultados!

Foco na economia!

O principal foco do Gerente de Compras é ajudar a empresa na redução de lucros. As decisões precisam ser tomadas sempre com foco em economizar capital.

Se você tem tendência a associar qualidade com preço alto, dificilmente vai conseguir pensar em soluções econômicas!

Proatividade é fundamental!

Não se acomode! Percebeu que a rotina com clientes já estabelecidos está parada? Vá atrás de novidades. A empresa pode perder ótimas oportunidades de compra se não forem exploradas novas áreas com novos clientes!

Adapte-se

Algumas pessoas apresentam certa resistência à mudanças, principalmente em relação à indústria 4.0 – essa em que vivemos com tecnologias de automação e trocas de informações instantâneas, basicamente.

No entanto, ficar para trás não é a solução!

Dê chance ao aprendizado, principalmente com as novas gerações, e veja como você pode tirar proveito e usar as suas habilidades em parceria com o que há de novo!

Tenha ética!

É claro que ética profissional é fundamental em todas as áreas.

Mas um Gerente de Compras respeitável deve sempre ser ético em suas escolhas e negociações!

Preze pela transparência e objetividade no dia a dia, como na hora das cotações, na relação com fornecedores, na busca de novas parcerias, treinamento de compradores, previsão da necessidade de novas compras e etc. O importante é sempre lembrar: seja claro!

Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre essa função tão importante na indústria!

E se você quiser que tudo funcione em perfeita sintonia, procure um fabricante de sua confiança que te forneça equipamentos de qualidade e suporte durante todo o processo produtivo da sua indústria! Isso com certeza é um dos fatores que vai diminuir possíveis futuras dores de cabeça!

Compartilhe essa postagem