5 Benefícios da Automação Industrial Para a Melhoria Dos Processos na Indústria

5 Benefícios da Automação Industrial Para a Melhoria Dos Processos na Indústria

Quando falamos de Automação Industrial precisamos lembrar que sua origem teve início no século XVIII com Revolução Industrial na Inglaterra. Sua principal característica foi a substituição do trabalho artesanal pelo fabril, alcançando a produção em larga escala mecanizada dos dias de hoje. Porém, com o surgimento e a expansão da Indústria 4.0, os processos se tornaram mais automatizados e eficientes.

Graças à Automação Industrial, novos padrões de produção e eficiência vêm sendo estabelecidos, mas você sabe o porquê?

É claro que ela trouxe diversos benefícios para todos os setores da indústria e escolhemos 5 para falar nesse post!

1 – Menos tempo e mais dinheiro!

Uma das mais importantes vantagens que a Automação Industrial oferece é o menor tempo gasto em processos. Ter uma máquina automatizada faz com que o tempo de produção seja menor, a quantidade de material produzido seja maior e, consequentemente, os lucros da empresa aumentem!

2 – Processos mais precisos!

A precisão e repetibilidade dos processos são características importantes de indústrias automatizadas. Maquinários automatizados são capazes de realizar tarefas repetidas vezes, sem que o tempo gasto ou a precisão sejam afetados (desde que os equipamentos estejam calibrados e com a manutenção em dia!).

3 – Sem falhas humanas!

Com processos automatizados e sem a presença de trabalhadores, a probabilidade de o processo não ser realizado como planejado é muito menor. Entretanto, como máquinas ainda são operadas por humanos, o fator “erro humano” não pode ser totalmente descartado.

4 – Melhorias na Segurança do Trabalho

Com mais máquinas e menos trabalhadores, as chances de alguém sofrer danos, tanto físicos quanto psicológicos é bem menor! Além disso, se a empresa estiver cumprindo as normas regulamentadoras (a NR-12 em especial, já falamos dela aqui), não terá problemas com as máquinas automatizadas, já que estas possuem operação segura e diminuem o número de tarefas perigosas que precisam ser feitas.

5 – Produtos com níveis de qualidade mais altos

Não é só a produção que pode ser automatizada, mas testes e verificações de produtos também! Assim, o controle de qualidade e de atendimento às normas é mais eficiente.

Com esse post, achamos que fica bem claro que a Automação Industrial é mais que uma necessidade, é uma prioridade e é para o agora! As empresas acabam ficando mais competitivas e, com isso, temos processos cada vez mais eficientes, o que acaba impactando o consumidor final de forma positiva!

Automatizar os seus processos pode te trazer diversos benefícios, desde que os equipamentos não possuam origem duvidosa!

Procure um fabricante de sua confiança que te forneça equipamentos de qualidade e suporte durante todo o processo de automação da sua indústria!

Compartilhe essa postagem


Fale aqui com um consultor!
Powered by